quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

1º de dezembro





A data de 1º de dezembro é vista por um grupo de amigos aqui de Juripiranga, no qual eu faço parte, como a celebração da chegada do final de mais um ano. Chamado de primeiro do último, esse dia é comemorado com vinho e escevendo poesia. Esse "ritual" surgiu em 2005 quando nos reunimos no dia 1º de dezembro para comemorar a chegada do final do ano e celebrar aquele ano que particularmente para nós foi maravilhoso (pena que os anos não se repetem) em um lugar qualquer da cidade, com um garrafão de vinho de 5 litros alguns bloquinhos de papel, caneta na mão e os corações cheios de sentimentos importantes para guardar naqueles papeis. Guardamos tudo em forma de poesia, descrevemos situações inusitadas, escrevemos coisas que não contamos para ninguém durante o ano inteiro, xingamos também, (ninguém é de ferro), mas prevaleceu o momento de celebração.
Daí surgiu a idéia de não lermos o que estavamos escrevendo, teriamos que dobrar de maneira uniforme e guardar o que todo mundo escreveu num só lugar, ao secar o garrafão de vinho iriamos colocar tudo dentro da garrafa e guardar até o ano seguinte, quando tomariamos outro garrafão, abriríamos o da ano anterior e escreveríamos mais nos papeis, juntariamos tudo novamente e no ano seguinte... Pois bem, assim se fez até os dias de hoje. Cinco anos se passaram, algumas pessoas importantes se foram, outras chegaram, alguns dos idealizadores não podem participar por motivos de distância, pessoas novas se agregaram a nossa turma, nos agregamos a outras turmas também, mas estamos lá! Daqui a pouco mais um encontro para a celebração do primeiro do último.

Antes de concluir, quero chamar atenção para alguns motivos que temos para comemorarmos a chegada de dezembro. É no mês de dezembro que as pessoas mudam, todos mudam (implicitamente ou não) seus comportamentos, a pessoa que teve um excelente ano, vai ficar meio apreensivo se o próximo ano vai ser tão bom quando o que está acabando, ou a pessoa que teve um ano péssimo, pode começar a se animar com a esperança de que terá um próximo ano melhor, os tristes por motivos de solidão se alegram, pois é geralmente nessa época que todo mundo lembra de todo mundo, os tristes por motivos de perca de familiar ou alguém querido pode enxergar no natal um motivo para celebrar a vida, é o mês em que acontece as confraterizações que é o momento de sentar com aquela pessoa que falou mal de você o ano inteiro (ou visse e verssa) e comerem juntos um tipo de comida que geralmente não comem durante o ano, é o mês dos comerciantes contratarem mais gente, pois a idéia NATAL vende muito e isso gera lucro. É ainda no mês de dezembro que todos esperam a chegada de janeiro, onde muitos tiram férias (outros continuam sem fazer nada) e migram para o litoral, onde se vive os 'sonhos' mostram as riquesas e as aparências nunca são tão bem aparentes como nesse momento, mas falar de janeiro merece uma postagem particular, o foco aqui é dezembro.
Temos aí diversas demostranções do que acontece no mês de dezembro, algumas podem ser contestadas, outras devem ser contestadas, outras simplesmente não tocam ninguém, mas tenho certeza que todos vocês concordam que dezembro é um mês diferenciado de todos os outros.
Bem, expondo minhas idéias e revelando meu segredo sobre nosso ritual de 1º de dezembro me dispeço, está na hora de encontrar a turma, escrever o que sinto hoje, o que senti durante o ano e o que pretendo sentir no próximo ano. À todos FELIZ MÊS DE DEZEMBRO!

3 comentários:

  1. Vlw João! Realmente, pra mim esse mês tem todo um ritual (sei lá a palavra.......kkk's) e ele é bastante importante pra mim, relembro de várias coisas e consequentemente estou feliz, hj decidi melhorar mais e agradecer o tudo.

    Interessante sua postagem, massa mesmo, amei!!!
    Xerão enorme s2

    ResponderExcluir
  2. Obg gente! Adoro seus comentários!
    bjos...

    ResponderExcluir