terça-feira, 2 de novembro de 2010

Rápido demais...

Hoje ao me deparar com a sua morada, eterna morada, fiquei pensando em como tudo o que somos depois de tudo que fizemos é nada. A importante motivação para continuar seguindo em frente é deixar boas lembranças para aquelas pessoas que nos amam de verdade. É assim que eu prefiro, ficar com as boas lembranças.

Prefiro ter comigo os momentos mágicos que tivemos juntos, as milhares de coisas que aprendi olhando, observando o seu modo de ser, agir e pensar. Uma pessoa que para alguns era ignorante, rude, para mim sempre foi um exemplo de força, exemplo de preocupação com a família, exemplo de como é possível uma pessoa sem educação formal ser tão preocupado com o que vai ensinar aos seu descendentes, seus herdeiros. Me orgulho de ser herdeiro de uma inestimável riqueza que ficou para todos os seus filhos que de fato se importam com isso, que foi a riqueza de ser honesto, de ser simples, de ser um reflexo de como fui criado.
É uma pena que um certo poeta sentado as margens de um riacho um dia falou: "As pessoas mais importantes nas nossas vidas são as mais passageiras..." São as pessoas que vão embora de nossa posse cedo que nos marcam de verdade, são essas pessoas que tomam conta de sentimentos fortes, são elas quem fazem a gente sentar à margem de um riacho e refletir sobre existência e (sub)existência, são as pessoas mais passageiras que nos mudam, que nos moldam e que nos faz perder o foco.
Eu queria ter tido um pouquinho mais de tempo, precisava provar que estava certo, precisava mostrar que aquilo que me ensinou valeu a pena, queria ser motivo de orgulho, motivo de um sorriso bonito que você tinha e que poucas vezes se abriu por minha causa, queria ter um pouquinho pra te dar, queria ter sido o filho.  Mas sei que onde quer que você esteja, sabe o quanto eu fui e que vou levar esse orgulho para o resto da minha vida, embora ela seja muito passageira.
Sinto que tudo aconteceu rápido demais.

Um comentário:

  1. Em real delicadeza repito: "As pessoas mais importantes nas nossas vidas são as mais passageiras."

    E realmente o nada é muita coisa... parece nada o tudo que se passa, mais particulamente é muita coisa como dizes!
    Xerão

    ResponderExcluir